Uma Casa Passiva, também conhecida como Passivhaus, é uma casa que responde a um elevado padrão de desempenho e eficiência, ao nível da energia, saude, conforto, financeiro e da sustentabilidade.
As Casas Passivas são concebidas, construídas, isoladas e ventiladas de forma tão eficiente que requerem um aquecimento mínimo e mantêm uma temperatura interior constante durante todo o ano. Mantêm-se frescas no verão e quentes durante os invernos mais frios. Para pessoas com alergias e asma, as Casas Passivas oferecem os ambientes mais saudáveis e confortáveis. Estas casas não apresentam correntes de ar, pontos frios, bolor, condensação ou sobreaquecimento. Mantendo um fornecimento constante de ar fresco e limpo com um uso mínimo de energia.
Uma das características mais importantes das Casas Passivas é a sua eficiência energética. Utilizam ~75% menos energia do que a construções tradicionais mais recentes. Esta redução notável no consumo de energia deve-se a uma abordagem robusta e baseada na ciência. Mais de 30 anos de estudos e testes demonstraram que as Casas Passivas são casas saudáveis, confortáveis, fáceis de aquecer, duradouras e com desempenho global superior.
Em vez de dependerem apenas das ecotecnologias para gerar energia, as Casas Passivas concentram-se, em primeiro lugar, na redução da quantidade de energia necessária para operar uma casa. Esta abordagem “fabric first” significa que o próprio edifício faz a maior parte do trabalho. A construção super isolada e hermética permite às Casas Passivas utilizarem pouca energia para funcionar porque estão devidamente isoladas e as renovações de ar são feitas de forma eficiente.
Para alcançar a certificação Passive House, as casas devem integrar cinco princípios fundamentais:
Eficiência Energética: Permite poupar até 90% em aquecimento e arrefecimento em comparação com edifícios típicos e mais de 75% em comparação com a média de construções novas.
Consumo mínimo de energia: utiliza anualmente menos de 1,5 litros de petróleo ou 1,5 metros cúbicos de gás por metro quadrado.
Aquecimento Sustentável: Utiliza a energia solar, fontes de calor internas e recuperação de calor de forma eficiente, eliminando a necessidade de sistemas de aquecimento convencionais, mesmo em climas frios.
Arrefecimento Passivo: Emprega técnicas como o sombreamento estratégico para manter as temperaturas baixas nos meses mais quentes.
Conforto Consistente: As temperaturas da superfície interior mantêm-se estáveis, garantindo o conforto independentemente das condições exteriores.
Isolamento Superior: Janelas com vidro triplo e filtros UV mantêm garantem uma baixa condutividade térmica contribuindo para o conforto térmico durante todo o ano.
Elevada qualidade do ar: Os sistemas de ventilação fornecem ar fresco de forma contínua, sem correntes de ar e com uma qualidade de ar interior superior.
Recuperação de calor: Reutiliza o calor do ar de saída para aquecimento do ar de entrada, melhorando ainda mais a eficiência energética.
Acessibilidade: O menor consumo de energia leva à redução dos custos dos serviços públicos, tornando a manutenção das Casas Passivas mais económicas a longo prazo.
Universalidade: Um conceito de construção versátil aplicável a vários climas e regiões em todo o mundo.